Curso de psicanálise: tudo o que você precisa saber

Embora o curso superior de Psicologia contemple algumas disciplinas que são voltadas para o estudo da Psicanálise, não é necessário ter uma formação superior específica para atuar como psicanalista e, além disso, não é objetivo do curso de Psicologia formar profissionais em Psicanálise. Dessa forma, para se tornar um profissional da área psicanalítica é preciso procurar órgãos específicos e fazer um curso voltado propriamente para essa área.

Você tem interesse em conhecer a teoria Freudiana e o curso de Psicanálise? Então continue a leitura!

Cursos livres voltados para a prática da Psicanálise

Os cursos oferecidos para quem pretende ingressar no mercado de trabalho com conhecimento teórico e prático em Psicanálise se enquadram na categoria de cursos livres e são oferecidos tanto na modalidade online quanto na presencial.

Em alguns casos os cursos são vistos como especialização, mas o certo é que não se trata de uma especialidade de nenhuma formação acadêmica e devem ser encarados como cursos de formação profissional.

Além da formação teórica e da prática clínica, o estudante precisa passar pelo processo de análise individual e supervisão clínica antes de clinicar.

Reconhecimento dos cursos

Como se trata de um estudo autônomo, nenhum curso de Psicanálise é reconhecido pelo MEC. Contudo, a profissão de psicanalista é livre e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem pode fazer o curso de Psicanálise

Qualquer pessoa, independentemente da área de formação, e que esteja disposta a estudar e a entrar em contato com a abordagem psicanalítica, pode fazer o curso de formação em Psicanálise. Além disso é preciso passar pelo processo de análise didática, no qual o interessado será analisado individualmente por um psicanalista experiente; afinal, não é possível uma pessoa trabalhar os traumas dos outros sem antes ter trabalhado os próprios traumas.

A empatia com a dor e o sofrimento humano, oriundos, em grande escala, da ansiedade, das fobias e dos traumas, e a vontade de conhecer a teoria e as técnicas aplicadas na busca da solução dos problemas da psique são alguns requisitos que podem nortear a busca por um curso de Psicanálise.

Duração média de um curso de Psicanálise e instituições que oferecem o curso

Para garantir a qualidade da formação em Psicanálise é importante procurar por uma das sociedades psicanalíticas, pois a abordagem didática corresponde ao profundo conhecimento histórico, teórico e clínico da Psicanálise.

O tempo de formação corresponde, em média, a 360 horas ou dois anos, mas é possível encontrar cursos com duração maior.

É preciso que o estudante passe por um processo de análise individual de pelo menos 80 horas.

Conteúdo do curso de Psicanálise

Além do conhecimento da história e da teoria de Freud e do aprendizado da prática de análise clinica, algumas escolas aderiram à Psicanálise Integrativa — como é o caso da Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa — para aumentar a eficácia da abordagem, e outras técnicas são ensinadas para serem utilizadas durante o tratamento dos pacientes, tais como: Hipnose, Programação Neurolinguística, Regressão de Memória, Cromoterapia, Acupuntura, Renascimento e Florais.

A orientação é pesquisar sempre pelo curso de Psicanálise que trará maior garantia de aprendizado e de qualidade. Conhecer toda a estrutura envolvida na oferta de um curso de Psicanálise e a instituição que o está oferecendo, bem como conversar com egressos, é uma forma de aumentar a confiança e saber se a instituição possui credibilidade.

Gostou do conteúdo e gostaria de acrescentar algo ao assunto? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta