Mindfulness – Atenção Plena

Conheça o Mindfulness e entenda o que é a técnica da atenção plena

Vivemos em um mundo extremamente ansioso e agitado, o que reflete diretamente na nossa mente e, consequentemente, na nossa maneira de pensar e agir.
Por exemplo: quem nunca se pegou, durante uma leitura, tendo que voltar a uma página ou mais para “relembrar” o que acabou de ler? Ou então foi surpreendido estando somente de corpo presente em um local mas a mente longe, vagando em outro completamente diferente?
Pois é, esse estado de consciência desconectado do presente é o oposto daquele chamado Mindfulness, em que é possível alcançar um estado de atenção plena no “aqui e agora”, ou melhor dizendo, no momento presente. Os benefícios são muito positivos tanto no que tange a esfera pessoal do indivíduo quanto a profissional e até mesmo social.
Quer saber mais sobre essa técnica milenar que nos ajuda a estarmos mais presentes no presente? Então continue a leitura deste post e saiba mais sobre a técnica Mindfulness!
O que é a técnica Mindfulness?
A cerca de 30 anos que a prática da meditação Mindfulness — ou Atenção Plena — vem sendo amplamente difundida, debatida e estudada pela ciência, pela psiquiatria e pela psicologia, no campo religioso/filosófico ela é bem mais antiga: há mais de 2.500 anos já é praticada pelos budistas e hinduístas.
Porém, independentemente da religião seguida, essa técnica de meditação vem crescendo e ganhando novos adeptos, principalmente nessa sociedade contemporânea altamente tecnológica em que vivemos, oferecendo, claro, excelente resultados na forma de lidar com as emoções e os pensamentos.
Mente vazia ou mente presente?
Muita gente acredita (erroneamente) que a técnica Mindfulness tem por objetivo esvaziar a mente do indivíduo — seja de pensamentos ou de emoções.
A verdade é que, para se alcançar esse estado de consciência plena, a técnica Mindfulness busca conectar o indivíduo ao presente, fazendo-o estar presente (ou seja, prestando atenção) naquele momento, sem se apegar ao passado nem se projetar ao futuro.
Sabe quando você está em uma sintonia tão grande com algo ou algum momento que simplesmente não sente o tempo passar? Pois bem, isso é Mindfulness ou atenção plena.
Portanto, a técnica trata-se de treino baseado principalmente na conexão corpo-mente em que, quando dominado, é possível oferecer respostas mais positivas a emoções negativas e autorregulação da atenção.
Quais são os benefícios do Mindfulness?
A prática do Mindfulness vai além da melhora da qualidade de vida e da potencialização da atenção — que por si só já é um benefício e tanto! Conheça 5 outros motivos para praticar o Mindfulness no seu dia a dia!
1. Acalma a mente
O Mindfulness ajuda a acalmar e serenar a mente e o corpo, reduzindo a pressão arterial e os níveis de cortisol (hormônios do estresse).
2. Ajuda no tratamento de problemas psicológicos
Apresenta resultados muito positivos como terapia complementar no tratamento de depressão, transtornos obsessivos-compulsivos, ansiedade e do sono.
3. Estimula a criatividade
Melhora a lucidez mental e abre as portas secretas da criatividade! Além disso, a meditação ainda ajuda a desenvolver novos caminhos de pensamento, melhorando a habilidade para a resolução de problemas
4. Promove o amadurecimento emocional
A prática ajuda o indivíduo a compreender conflitos interiores e amadurecer emocionalmente de acordo com as circunstâncias que a vida apresenta.
5. Potencializa a concentração
Vários estudos já constataram que por meio da técnica Mindfulness a pessoa reduz os pontos de distração e foca sua atenção em uma só tarefa. Os resultados e benefícios no trabalho, nos estudos e nas tarefas do dia a dia são surpreendentes! Afinal, concentração e foco são o caminho para o sucesso.
Não é preciso estar em um local específico para praticar o Mindfulness. Nas atividades cotidianas como tomar banho, arrumar a cama ou no trabalho é possível sair do “piloto automático” e conectar sua atenção plena a essas atividades, concentrando-se em cada movimento e estando presente com consciência plena em cada um desses momentos.
Assim, será possível vivenciar nuances jamais imaginadas, tornando um exercício antes banal em uma experiência realmente positiva, produtiva e enriquecedora — tanto para o corpo quanto para a mente.

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