Por que o curso de psicanálise pode ajudar profissionais de outras áreas?

É muito comum encontrar psicólogos e médicos interessados e envolvidos com a psicanálise, uma tendência que promete continuar crescendo. O que poucas pessoas sabem é que os conceitos do curso podem ajudar outras áreas também. Ficou surpreso? É isso mesmo!

Como explora conhecimentos para fazer a leitura eficiente de algumas pessoas, o curso de psicanálise também pode ajudar advogados, coachs, teólogos e vários outros profissionais. Entenda melhor como isso funciona na postagem de hoje.

A importância de ler as pessoas

Você provavelmente já ouviu que a linguagem corporal fala muito, certo? Isso significa que, se quisermos entender bem o que as pessoas estão querendo comunicar, devemos dar mais atenção a esse ponto.

Algumas pessoas afirmam que a nossa comunicação não verbal é mais eficiente e revela mais de nós mesmos do que aquilo que falamos. Ou seja, a forma como agimos e nos movimentamos revela muito sobre nossa personalidade — mas poucas pessoas sabem entender e interpretar isso.

Um psicanalista que é acostumado com essas técnicas, por exemplo, consegue perceber quando um paciente mente ou tenta omitir alguma coisa. E mais: consegue ainda ter sinais da razão por que ele está tendo esse tipo de comportamento, o que é muito importante.

Esses indícios fazem com que, com o passar do tempo, ele consiga trabalhar e estimular para que o paciente fale a verdade e seja franco sobre suas emoções. Entretanto, como você deve imaginar, isso tudo só foi possível porque ele conseguiu “ler a pessoa”, ou seja, entender o que ela disse, mesmo que não tenha verbalizado.

Com o passar do tempo, é possível identificar até mesmo personalidades mais perigosas, como os sociopatas. Como eles não costumam apresentar expressão ou nenhum sinal corporal, fica mais fácil perceber e identificar a ausência de sentimentos — o que pode ser um grande alerta. Com o método certo também é possível tratar e amenizar esses desvios de personalidade.

Os benefícios dessa prática

Para entender como um curso de psicanálise pode trazer muitas vantagens para outros profissionais, elencamos aqui alguns benefícios dessa prática. Depois que você entender cada um desses pontos, vai ficar mais fácil perceber que a necessidade de ler as pessoas é ainda mais necessária do que muitas pessoas pensam.

Perceber se a pessoa está mentindo ou não

Como falamos acima, esses conceitos fazem com que seja mais fácil perceber se uma pessoa está falando mentira ou não — um ponto muito relevante para muitas profissões.

Se você é um advogado, por exemplo, consegue entender se o seu cliente está falando a verdade e, caso não esteja, criar mecanismos para fazer com que ele fale. Essa é uma maneira de entender melhor o caso e tomar atitudes mais coerentes com o que realmente aconteceu.

E este é apenas um exemplo. Se você é um coach, também precisa entender melhor se o seu cliente está sendo franco ou não. Esse ponto é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho sólido, pois só com verdades você consegue criar um plano que atenda o que ele realmente precisa quando o assunto é vida profissional.

Tomar uma decisão mais acertada

Decidir alguma coisa apenas com base no que a pessoa fala pode não ser o suficiente. Isso porque ela pode estar verbalizando alguma coisa, enquanto a sua linguagem corporal está comunicando algo totalmente diferente.

Se você não consegue perceber isso, é claro que vai tomar a decisão em cima dos seus conhecimentos. Ainda assim, a decisão pode ser mais acertada se você conseguir ler o contexto de forma completa, concorda?

Investir nos conhecimentos transmitidos por um curso de psicanálise é um ótimo caminho nesse caso, pois assim fica mais fácil enxergar o todo e decidir com embasamentos mais profundos.

Conhecer as emoções e motivações verdadeiras

Conforme vai desenvolvendo a técnica, você aprende a ler as pessoas — mas também a estimular para que ela fale a verdade e consiga lidar com as emoções de forma mais madura. Esse é um ponto fundamental em várias questões, podendo ajudar muito.

No caso de um teólogo que promove ensino e ajuda espiritual, por exemplo, é muito importante entender o que realmente motiva a pessoa a estar ali. E mais: você pode ensinar a pessoa a ressignificar as emoções, fazendo com que lide com cada uma delas de forma sadia e equilibrada.

Onde fazer um curso de psicanálise

Depois de conhecer todos esses benefícios, é bem natural que você esteja se perguntando onde estudar todos esses conceitos. O curso mais famoso é aplicado em Viena (Europa), que é também o berço da psicanálise. Ainda assim, contamos com boas opções aqui no Brasil, sendo que vários dos cursos são ligados à Associação Internacional de Psicanálise (IPA).

As opções mais comuns são a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Vale lembrar que esses cursos contam com um limitador: são oferecidos apenas para psicólogos ou médicos.

Se este não é o seu caso, contamos também com cursos de pós-graduação de várias faculdades renomadas no mercado nacional. Elas podem ser públicas ou privadas, mas garantem o aprendizado de muitos conhecimentos.

Para fechar, não poderíamos deixar de falar das modalidades online. Elas seguem crescendo como uma excelente alternativa para estudar de acordo com seu ritmo e sem ter que lidar com as dificuldades de deslocamento. Pesquise alternativas sérias e compromissadas e considere seguir esse caminho.

Quando escolher o curso, é bom perguntar qual é a corrente divulgada ali, pois existem vertentes diferentes dentro da psicanálise. Um exemplo é Jacques Lacan, um grande psicanalista depois de Freud, mas que rompeu com o IPA e criou seu próprio consultório. Eles são conhecidos como lacanianos, mas sem reconhecimento do IPA.

É bom escolher um instituto sério para estudar, pois a psicanálise é uma teoria complexa e que requer muita dedicação. Ainda assim, os benefícios e resultados são excelentes!

Agora que você já entende melhor como esse tipo de capacitação pode ajudá-lo — independentemente de ser um psicólogo ou médico — comece a estudar e aplique essas vantagens no trabalho ou na vida pessoal.

Deixe uma resposta